Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

Os "horários nobres" das Redes Sociais


Quem trabalha com Comunicação precisa dominar essa questão. Quem trabalha com Fundraising utilizando essas mídias, além de conhecer esses "horários nobres", precisam entender o que as pessoas esperam encontrar neles, o que necessariamente não serão informações sobre filantropia, causas, como doar, etc.  Daí a pergunta: como tirar maior proveito dos "horários nobres".

Estudo mostra dias e horários de mais movimento no Facebook, Twitter e Instagram 

O Scup, ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, avaliou os períodos de maior movimento nas redes sociais. 

O estudo "Horários Nobres das Redes Sociais", que já está em sua quarta edição, mostra os horários e dias da semana com mais postagens no Facebook, Twitter e, pela primeira vez, no Instagram. 

Para realizar a pesquisa, o Scup analisou mais de 86 milhões de posts e comentários coletados pela ferramenta em 2013. O Twitter foi a rede social com maior participação (57,2%), seguida pelo Facebook (40,9%) e Instagram (1,9%). 

Se as informações reveladas pelo estudo mostram que a conquista da atenção dos usuários nesses canais é um desafio para as empresas, pense no caso de organizações sem fins lucrativos... É preciso muita atenção. 

"Cada vez mais, as agências e empresas precisam conhecer o seu público nas redes sociais, para direcionar o conteúdo certo, na rede certa e no horário com mais impacto. Por esse motivo, é importante ter mapeado com quem você quer interagir e quais são os seus hábitos e costumes nas redes sociais", diz Diego Monteiro, co-fundador do Scup. 

Nos dias da semana, usuários do Twitter e Facebook mostram um comportamento semelhante, com um crescimento no número de postagens começando na segunda-feira, atingindo seu ápice às quartas e quinta-feira, e registrando uma queda brusca aos finais de semana

Já no Instagram, os usuários preferem postar aos finais de semana. 

Às quintas feiras, os usuários do Facebook tem um feed de notícias mais agitado, representando quase 16% do total de posts monitorados da rede social. 

Durante a semana, há um padrão de horários com mais publicações no Facebook. 

Os horários pré almoço, das 11h às 12h, e pré saída do trabalho, das 16h às 17h, são os momentos em que os usuários mais entram na maior rede social do mundo. 

Terça, quarta e quinta são os dia preferidos para tuitar. 

O Horários Nobres - 3ª edição já mostrava que os dias no meio da semana eram os mais usados para compartilhar conteúdos no Twitter. O padrão se manteve nesta edição, com um pico de posts nas terças-feiras a noite. A quantidade de tweets começa a ter um número expressivo a partir das 11h e mantém o padrão médio durante o resto do dia. Esse número só aumenta nas terças-feiras, das 22h às 23h. 

No Instagram os usuários costumam publicar suas fotos nos finais de semana. Aproximadamente 32% das publicações são feitas no sábado e no domingo

Durante a semana, os usuários do Instagram mostram-se mais noturnos, o número de publicações costuma cresce a partir das 17h. O período da tarde e da manhã são menos movimentados na rede social de fotos. Também existe postagem depois do expediente. 

O número de postagens nas 3 redes sociais continua alto na volta pra casa, entre 17h e 20h

Isso pode ser explicado pelo uso das redes sociais pelos dispositivos móveis. (fonte das informações: Adnews)

Agora, você que é responsável por uma estratégia de Fundraising em Rede Social, leva isso tudo em consideração?  Ou você trabalha na base do "quanto mais melhor" ou com o termômetro do "egômetro" quando se trata de colocar em foco algum diretor da organização?

O importante é testar, testar, testar e... concluir estratégicamente: você quer aparecer ou quer levantar fundos?