Comentários feitos por especialistas brasileiros da PMK Fundraising e Supporter's Club - www.pmk.com.br

A Chave da Comunicação Certeira e do Resultado Garantido: Declaração de Missão muito bem feita.


Cuidado!

Quando falo de Declaração de Missão, não me refiro àqueles textos burocráticos, em geral escrito pelo diretor da Instituição, que se considera um gênio e a própria encarnação da mesma. 

Não. 

Trata-se daquilo que você quer que o seu eventual doador entenda sobre a essência de sua Instituição, a percepção que o fará, de um só relance, adotar sua causa, contribuir com ela

99,9% dos clientes que já atendi na vida não tinham essa Declaração de Missão. Muitos não sabiam nem como começá-la. E só a explicitação disso já mudou muita coisa. 

Como fazer uma Declaração de Missão eficaz para sua comunicação? 

A sua instituição deve ter um apelo de missão. Uma instituição deve fornecer a um doador em potencial uma razão bastante forte e persuasiva, para lhe tirar o dinheiro ganho com suor. Esta é sempre a razão pela qual as instituições beneficentes necessitam de repetidas doações individuais, e ainda mais assim nos programas de doação mensal. 

As pesquisas têm mostrado que muitas pessoas doam uma vez, porque elas estão testando a maneira com que são tratadas pelas instituições

Outras doam pequenas quantias, somente porque foram abordadas por você no exato momento (e não fariam nada em qualquer outro momento). 

Porém, para atrair um genuíno comprometimento - para persuadir um doador a se obrigar com você, a doações em bases contínuas - a sua instituição deve ter uma visão, um plano prático para realizá-lo, e seguir os registros ou a credibilidade inerentes para provar a sua praticidade. 

Assim como em qualquer programa de arrecadação de fundos, o fator mais importante na decisão de um indivíduo a doar, é o simples fato de que ele foi solicitado a fazer aquilo

Mas, o segundo fator mais importante é o apelo de sua missão

O seu desafio é o de convencer o doador de que ele está doando a uma causa dinâmica, para a qual a doação dele fará uma diferença. 

Transmita esta mensagem de uma maneira simples e direta, com apelo ao coração e a mente. Você deve causar uma situação mostrando uma estratégia de ação orientada, que o faça ter certeza que o dinheiro investido em sua causa será um dinheiro bem gasto. 

Você deve comunicar a sua mensagem de forma eficaz 

Num livro sobre como escrever cartas eficazes de levantamento de fundos, o autor conta que há alguns anos atrás havia sido admitido por uma instituição beneficente cuja "declaração de missão" tinha 32 páginas! 

Com certeza redigida por um desses diretores-gênio que sabia tudo, que não admitia opiniões de quem era de fora, e não estava nem aí para estabelecer uma empatia com o seu doador.

(Entre parênteses, quando eu encontro gente assim, delicadamente eu desisto de atender aquela Instituição. Não vai dar certo.)

Ele trabalhou muito nesta instituição de orientação acadêmica para convencê-los de que ninguém teria tempo para ler isso - as 35 páginas - mesmo os funcionários e membros da diretoria! 

Não surpreendentemente, a instituição estava tendo dificuldades em levantar dinheiro. 

A declaração de missão era característica de pensamento exagerado de liderança e demonstrava a inabilidade deles em comunicar uma razão clara e forte para a doação

Depois de um trabalho intenso, ele repensou em seus objetivos e estabeleceu prioridades realísticas. Criaram uma declaração resumida de missão, a qual executaram como base para todas as informações promocionais da instituição. 

Hoje, a base de doadores da instituição está crescendo rapidamente e o seu programa de doação mensal é altamente rentável. 

Concisão e clareza são essenciais nas comunicações com os doadores. Porém, a sua declaração deve ser simples, poderosa e comprometida emocionalmente

Isto tudo para resumir da forma mais simples uma estória, ou criar uma correspondência, que interprete uma carta de um indivíduo para um amigo próximo - o que significa escrever todas as informações no nível escolar da 6a. série para a 8a. série. 

O que não quer dizer que a sua carta, folheto ou relatório anual tenha falta de essência - porém, significa que deva usar palavras simples e curtas, e também parágrafos curtos. Mesmo se for um professor universitário, ainda é fácil para você ler uma correspondência escrita para a 7a. série. Mesmo que a única razão fosse o cérebro (mesmo um grande cérebro) podem-se processar palavras curtas e sentenças curtas rapidamente. (O Wall Street Journal é escrito no nível Colegial). 

Como um redator de cartas ou e-mails de arrecadação de de fundos, o seu objetivo é o de fazer tudo de forma tão fácil quanto possível para os seus doadores e possíveis doadores. 

Lembre-se, se eles não estiverem lendo e absorvendo o que você escreve, você irá gerar muito menos doadores! 

A comunicação escrita eficaz requer mais do que palavras. 

A impressão das letras, a disposição do texto e fotos ou desenhos, também desempenham o maior papel, às vezes com índices de respostas crescendo dramaticamente, ou caindo...